segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

VISITA A CLÍNICA DA FAMÍLIA DR. HANS DOHMANN


Iniciamos o primeiro dia do VER-SUS saindo do hotel fazenda em Pedra de Guaratiba para visitar a Clínica da Família Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, na praia da Brisa, responsável por atender uma área com mais de 16 mil habitantes. A Clínica da Família através de estratégias simples visa aproximar o serviço de saúde da comunidade, trabalhando para população viver melhor. Trazendo diversos profissionais para equipe de atendimento com o objetivo de construir ações em saúde verdadeiramente integrais. Na parte da manhã fomos recebidos pelos profissionais da clínica, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro - SMSDC. Começamos com uma rodada de apresentações, onde cada um teve oportunidade de fazer um breve relato de sua trajetória profissional e/ou acadêmica. Após as apresentações tivemos palestras sobre a Academia Carioca, o programa Saúde Presente da SMSDC, logo em seguida fizemos uma visitação às dependências da clínica.


Em sua estrutura existem espaços diferenciados de atenção à saúde da mulher, higiene bucal, consultórios, sala de ultrassonografia, raio-x, sala dos agentes comunitários, sala de observação clínica, sala de procedimentos, curativos, coleta, espaço da horta comunitária, centro de cultura e idéias, entre outros serviços.
O Centro de Culturas e Idéias é um espaço destinado para reuniões entre os profissionais do serviço e palestras de promoção à saúde para a comunidade local. O diferencial da clínica é ser um espaço não só de atenção primária à saúde, como também de promoção à saúde e acolhimento para a população local, o atendimento é feito para toda a família.

Como uma estratégia de promoção da saúde, dentro de suas dependências, está instalada a Academia Carioca da Saúde que oportuniza que a população local faça exercícios físicos, trazendo um impacto significativo para vida da população participante.
Durante a tarde, tivemos palestras sobre Saúde Bucal e acompanhamos os alunos da Academia Carioca em suas atividades cotidianas.

Na palestra de Saúde Bucal podemos observar algumas técnicas pedagógicas que avaliamos como excessivamente expositivas, impositivas, de culpabilização do indivíduo por seus problemas de saúde, técnicas das quais não correspondem ao modelo de acolhimento da saúde coletiva ao qual o projeto pretende atingir. Os usuários não foram motivados a participar e relatar os seus problemas, que estão relacionados diretamente à falta de informação das noções de higiene bucal. Antes da implantação da clínica, aquele território não tinha nenhum local de atendimento próximo da população, como relatou uma das usuárias que entrevistamos, conforme segue o link:

Entrevista com a usuária:

Reconhecemos a motivação dos profissionais da equipe de Saúde Bucal, porem é evidente a necessidade de uma reestruturação da estratégia de promoção à saúde, no que tange a realização das palestras.
Por outro lado, nos foi apresentado o projeto do escovário móvel, que foi construído por iniciativa de um morador da comunidade em parceria com o dentista Leonardo que integra a equipe de saúde bucal. O escovário móvel é uma estratégia de promoção à saúde bucal destinada principalmente às crianças, visa proporcionar ações educativas e de auto-cuidado para os membros da comunidade que ainda não estão freqüentando a clínica, em breve será apresentado à população em uma festa que será realizada em uma das áreas mais carentes da região, o Beco da Mijança.




Nenhum comentário:

Postar um comentário