quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ACOMPANHANDO OS PROFISSIONAIS DA CLÍNICA DE FAMÍLIA DR. HANS JUNGER FERNANDO DOHMANN

No terceiro dia do VER-SUS, 19 de janeiro, voltamos à Clínica da Família Dr. Hans Jürgen Fernando Dohmann, os alunos participantes do projeto foram divididos em grupos de aproximadamente quatro alunos, durante o todo o dia acompanhamos os profissionais da clínica em suas atividades cotidianas. O grupo que integrei foi formado por quatro estudantes, sendo dois estudantes de odontologia (Clarissa e Débora) e um estudante de Fisioterapia (Marco).

O espaço destinado ao atendimento odontológico possui duas equipes, que são compostas por dois dentistas e dois auxiliares de saúde bucal, além de contar com o apoio dos agentes comunitários de saúde. Cada equipe de saúde bucal é responsável por duas áreas territoriais, das quatro áreas de abrangência da clínica.




Integrei o grupo que acompanhou os profissionais da Saúde Bucal em suas atividades, as alunas da odontologia tiveram oportunidade de realizar atendimento aos usuários com o acompanhamento do dentista Leonardo. Além disso, fizemos uma visita a uma das áreas mais carentes do território de abrangência da clínica, o Beco da Mijança (fotos acima). Durante a visita de campo, pode-se observar a precariedade das condições de saneamento básico em que vive aquela parte da população, esgotos a céu aberto com focos de proliferação de mosquitos, ruas alagadas e embarradas. Muitas habitações não possuem o mínimo de ambiência para proporcionar qualidade de vida aos seus habitantes.




Também tivemos oportunidade de acompanhar o Dr. Leonardo durante uma orientação aos usuários da clínica no escovário que está instalado dentro da própria clínica, conforme foto abaixo:












PRODUÇÃO DE INDICADORES DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:


A planilha de produção da equipe de saúde bucal é feita através de um controle diário dos agendamentos. Nessa planilha está relacionado o número de faltas, remarcações, tipos de procedimentos, altas, palestras, escovações realizadas em conjunto com os usuários e os profissionais, etc. Os dentistas da equipe são os responsáveis pela análise, tabulação de dados e encaminhamento para gestão da clínica enviar esses dados para a SMSDC com fins estatísticos. Os dados são tabulados com base no preenchimento do formulário de atendimento odontológico. Esse formulário é um gerenciador das informações locais e diárias e possui os dados pessoais do usuário, além do tipo de tratamento estabelecido e é prenchido durante o atendimento pelo auxiliar de saúde bucal. Por exemplo, se durante a análise dos dados se verifica que algum usuário faltou a consulta, mas não remarcou o atendimento, a equipe tenta entrar em contato, caso não obtenha sucesso é encaminhado para que o agente comunitário faça uma visita a essa residência para averiguar o motivo e restabelecer o vínculo com o serviço.

A equipe de saúde bucal possui dois turnos por semana para poder visitar sua área de atendimento, juntamente com os agentes comunitários e outros profissionais da clínica para atender aquela população que não tem condições de ir até o serviço, por estarem acamados ou possuir alguma dificuldade de locomoção, caso não tenha atendimento prioritário se dá de preferência para áreas mais carente ou que tenham muitas crianças.


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