quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ENTREVISTA COM LEONARDO GONÇALVES


Acima temos o link da entrevista realizada com Leonardo Gonçalves, dentista da Clínica da Família Dr. Hans Junger Fernando Dohmann, na Praia da Brisa.
Nesta entrevista, Leonardo relata sua visão sobre saúde e integralidade na atenção básica, sobre o quanto o trabalho realizado na clínica mudou sua visão em relação ao SUS e a Saúde Coletiva, sua participação no projeto Dente Escola da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a estrutura do espaço da equipe de odontologia dentro da clínica, também fala sobre a iniciativa do escovário móvel e sobre a Saúde Coletiva na sua formação acadêmica.
A parte que mais me chamou atenção foi quando ele relata que só percebeu a importância da Saúde Coletiva em sua formação depois que começou a trabalhar na Clínica da Família, pois achava um desperdício durante a graduação. Esse relato me trás algumas inquietações em relação à pedagogia utilizada, durante a graduação dos profissionais da área da saúde, para contrução de uma disciplina que aborte a temática do campo da Saúde Coletiva.
O que se faz necessário para que os graduandos percebam a importância da Saúde Coletiva? Qual estratégia devemos utilizar?
Acredito que o VER-SUS é uma importante ferramenta que nossa sociedade possui para mostrar parte realidade do SUS e a importância da Saúde Coletiva. O que nos revela um desafio e um assunto para ser pesquisado, aprofundado e discutido coletivamente ente a academia, os serviços de saúde, em todas as esferas de governo e na comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário