quinta-feira, 22 de março de 2012

Estudo do Projeto Político Pedagógico do Curso: Competências e Habilidades Gerais e Específicas

A proposta do dia de hoje, na UPP de Tutoria IV, foi coninuar a discussão do projeto político pedagógico do curso, especificamente as habilidades gerais e específicas do egresso do nosso curso. A dinâmica proposta foi distribuir a turma em dois grupos, cada um dos professores ficou responsável por um dos grupos, entretanto os grupos ficaram na mesma sala, o que dificultou muito a discussão, no que tange a concentração, na maior parte do tempo não se conseguia entender o que estava sendo discutido no próprio grupo já que o outro grupo estava falando muito alto. Entretanto teve um ponto positivo, já que tivemos a oportunidade de fazer um comparativo das discussões, ficou claro a diferença na condução do processo de um professor em relação ao outro, no que se refere a facilitar a dinâmica, já que um dos grupos não conseguiu avançar na discussão. Que se limitou até o segundo item das habilidades gerais, enquanto o outro grupo conseguiu fazer a discussão até o final das habilidades específicas. Além disso, o mesmo professor que teve dificuldades para conduzir o grupo, no objetivo que o mesmo avançasse na discussão, deixou claro seu despreparo, pois se quer teve o trabalho de ler a parte do projeto político pedagógico do curso proposto para atividade, por isso a discussão se tornou simplista, se limitando a relatos pessoais, que reconheço a importância, porém faltou aprofundamento e a relação com as habilidades gerais/ específicas do curso, o qual era o objetivo inicial da  atividade proposta tutoria. 

quinta-feira, 8 de março de 2012

Apresentação da Unidade de Produção Pedagógica Tutoria IV


No primeiro dia tivemos a apresentação da Unidade de Produção Pedagógica de Tutoria IV, divisão da turma em dois grupos, apresentação da bibliografia a ser utilizada e critérios de avaliação. Fomos apresentados ao cronograma, neste semestre vamos nos dedicar ao estudo e discussão do projeto político pedagógico do curso e da conduta profissional do sanitarista a partir de leituras de trechos do livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, também está previsto exercícios para desenvolver as habilidades de interpretação a partir das estórias de Rubem Alves. Os professores responsáveis, Marilise e Luiz Felipe, fizeram uma dinâmica para que cada um dos alunos compartilhasse com os colegas sobre um acontecimento que não gostaria que acontecesse durante a Tutoria do semestre e outra que gostaria que acontecesse.
Na sua maioria, os alunos da turma disseram que não gostariam que durante o semestre fossem feitas discussões sobre as demandas pessoais dos alunos, mas tivéssemos como foco as discussões sobre questões coletivas dos alunos e do próprio projeto político pedagógico do curso.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Casa do Louco; Foulcault, Michel - 1979


  “nem tudo é verdadeiro; mas em todo lugar existe uma verdade a ser dita e a ser vista, uma verdade talvez adormecida, mas que no entanto está somente a espera de nosso olhar para aparecer, à espera de nossa mão a ser desvelada. A nós cabe achar a boa perspectiva, o ângulo correto, os instrumentos necessários, pois de qualquer maneira ela está presente aqui e em todo lugar."

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CLOSE - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DA DIVERSIDADE SEXUAL


No dia 5 de dezembro, participei da segunda edição do CLOSE – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual, enquanto diretor do Sindbancários de Porto Alegre, que acolheu o festival no CineBancários, fui convidado a entregar o premio de melhor atriz. Para nós, do Sindbancários, foi um imenso prazer receber a segunda edição do CLOSE.

A luta dos movimentos sociais é legitima e muito importante para a sociedade e o nosso sindicato, que luta pelos direitos da categoria bancária, também se engaja no combate contra à discriminação, seja ela de que natureza for. Também lutamos para garantir melhores condições aos nossos trabalhadores, buscando sempre proteger as conquistas já obtidas e almejando o aperfeiçoamento da categoria através da conquista de direitos a que fizemos jus, mas que por uma razão ou outra, ainda não nos foram alcançados pelos que detém o poder político.

No que pertine ao tema do festival, gostaria de registrar que são freqüentes as denúncias que recebemos visando sobre atos de discriminação contra os trabalhadores LGBTT, porém como é difícil a identificação e punição dos responsáveis por tais atos – por conta de uma legislação atrasada e da dissimulação dos atos dos agentes desses delitos. Entendemos ser de suma importância incentivar movimentos com o Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade que desenvolveu o projeto em parceria com a AVANTE filmes , ainda mais recebendo aqui na Casa do Bancário o CLOSE, a fim de chamar a atenção da sociedade e da categoria bancária para o tema, possibilitando um debate sadio e elevado, de modo a aperfeiçoar o nível de conscientização das pessoas acerca dessa questão.

Esperamos ter recebido a contento o CLOSE nas nossas dependências e agradecemos essa oportunidade.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Semana da Consciência Negra realizada pelo Sindbancários de Porto Alegre, entre 14 e 21 de novembro, contou com uma programação repleta de atividades com o objetivo de dialogar com as questões da categoria bancária e a sociedade em geral, trazendo o debate sobre a discriminação que sofre a população negra e para promover a valorização da cultura afro-brasileira.
Iniciamos a programação com um debate que contou com a presença do Dr. Pedro Caldas Chadarevian, professor no curso de Ciências Econômicas e no mestrado em Economia Aplicada da UFSCar (Campus Sorocaba); possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Economia no IHEAL, Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2006); é pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq "Trabalho, Sindicalismo e Sociedade".
A palestra “A Teoria Econômica do Racismo no Brasil”, ministrada pelo Dr. Pedro, teve como referência a sua tese de doutorado e foi realizada nas dependências do Sindbancários. O palestrante explica que mesmo a implementação de políticas afirmativas na área da educação, que resultaram em um aumento da escolaridade da população negra, essa população não teve um aumento da sua renda.

O negro é o último a ser contratado e o primeiro a ser demitido – afirma o palestrante.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saúde Bucal Nascimento Gurgel



A proposta de análise desse vídeo foi feita pelos professores Luiz Felipe Pinto e Marilise Mesquita como critério de avaliação para Tutoria IV, do curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde.
Podemos associar o vídeo com o eixo de Educação e Promoção em Saúde, através de uma intervenção teatral para crianças. O teatro apresentado trata sobre saúde bucal, possui um caráter prescritivo e caracterizado pelo culpabilização do indivíduo. O teatro inicia com a história de Maria, uma menina que não queria tomar banho, nem escovar os dentes, não usava flúor e não ia ao dentista, por isso ela era muito “sujinha” e como conseqüência disso os “amiguinhos” fugiam dela. Após esse início surge o “Super Dente” que dá diversas prescrições para as crianças, como escovar os dentes, usar flúor, ir ao dentista; como se todas essas práticas fossem exclusivamente de responsabilidade daquelas crianças.

Acredito que a intervenção é válida, desde que tenha um suporte posterior, proporcionando para as crianças o material necessário para higiene bucal e auxilio dentro da própria escola que proporcione a construção de um hábito no cotidiano dessas crianças, que elas possam naturalmente se apropriar da importância dos hábitos de higiene bucal. Como sugestão essa intervenção possa ser mais interativa com as criança e que tenha um acompanhamento individualizado, integrando também os profissionais da escola e se possível os pais.

Durante a realização do VER-SUS Gestão em Saúde RIO, tive a oportunidade de conhecer a iniciativa uma das Clínicas da Família, em Barra de Guaratiba. Nos foi apresentado o projeto do escovário móvel, que foi construído por iniciativa de um morador da comunidade em parceria com o dentista Leonardo que integra a equipe de saúde bucal. O escovário móvel é uma estratégia de promoção à saúde bucal destinada principalmente às crianças, visa proporcionar ações educativas e de auto-cuidado para os membros da comunidade que ainda não estão freqüentando a clínica. O escovário móvel pode ser levado a qualquer lugar, comunidade, escola e tem o acompanhamento dos profissionais do serviço de saúde, que também fornece todo o material necessário para higiene bucal, assim como acompanha as crianças no processo de escovação. Acredito que com algumas modificações na apresentação de teatro em conjunto com o escovário móvel teríamos uma estratégia de Promoção da Saúde mais completa para as crianças.