A proposta de análise desse vídeo foi feita pelos professores Luiz Felipe Pinto e Marilise Mesquita como critério de avaliação para Tutoria IV, do curso de Análise de Políticas e Sistemas de Saúde.
Podemos associar o vídeo com o eixo de Educação e Promoção em Saúde, através de uma intervenção teatral para crianças. O teatro apresentado trata sobre saúde bucal, possui um caráter prescritivo e caracterizado pelo culpabilização do indivíduo. O teatro inicia com a história de Maria, uma menina que não queria tomar banho, nem escovar os dentes, não usava flúor e não ia ao dentista, por isso ela era muito “sujinha” e como conseqüência disso os “amiguinhos” fugiam dela. Após esse início surge o “Super Dente” que dá diversas prescrições para as crianças, como escovar os dentes, usar flúor, ir ao dentista; como se todas essas práticas fossem exclusivamente de responsabilidade daquelas crianças.
Acredito que a intervenção é válida, desde que tenha um suporte posterior, proporcionando para as crianças o material necessário para higiene bucal e auxilio dentro da própria escola que proporcione a construção de um hábito no cotidiano dessas crianças, que elas possam naturalmente se apropriar da importância dos hábitos de higiene bucal. Como sugestão essa intervenção possa ser mais interativa com as criança e que tenha um acompanhamento individualizado, integrando também os profissionais da escola e se possível os pais.
Durante a realização do VER-SUS Gestão em Saúde RIO, tive a oportunidade de conhecer a iniciativa uma das Clínicas da Família, em Barra de Guaratiba. Nos foi apresentado o projeto do escovário móvel, que foi construído por iniciativa de um morador da comunidade em parceria com o dentista Leonardo que integra a equipe de saúde bucal. O escovário móvel é uma estratégia de promoção à saúde bucal destinada principalmente às crianças, visa proporcionar ações educativas e de auto-cuidado para os membros da comunidade que ainda não estão freqüentando a clínica. O escovário móvel pode ser levado a qualquer lugar, comunidade, escola e tem o acompanhamento dos profissionais do serviço de saúde, que também fornece todo o material necessário para higiene bucal, assim como acompanha as crianças no processo de escovação. Acredito que com algumas modificações na apresentação de teatro em conjunto com o escovário móvel teríamos uma estratégia de Promoção da Saúde mais completa para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário