Tragédia na Vila Liberdade e a
(re)construção de um território
Hoje visitamos a comunidade da
Vila Liberdade para conversar com os moradores e líderes comunitários, segundo
o que foi relatado foram aproximadamente 200 moradias atingidas pelo incêndio e
mais de 400 pessoas estão alojadas temporariamente na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Vereador Antônio Giúdice, localizada na Rua Caio Brandão de
Melo, s/nº; no bairro Humaitá. As famílias estão no ginásio de esportes da
escola que disponibilizou o espaço para acolher os desabrigados, além disso, o
espaço da cozinha está sendo utilizado e foram cedidos dois funcionários da
escola para fazer as refeições.
Primeiramente a comunidade está precisando de doações de alimentos, roupas, lençóis, toalhas, repelente, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico, fraldas, brinquedos, sabonete, produtos de limpeza, etc. Os alimentos mais doados são arroz, feijão e massa, porém também precisam de outros alimentos como: azeite, sal, açúcar, leite, café solúvel, etc.
A Escola De Enfermagem Ufrgs e a Secretaria Executiva da Associação Brasileira da Rede Unida estão atuando como ponto de coleta para esses alimentos e item de necessidade básica.
Hoje recebemos muitas doações nos nossos pontos de coleta e vamos diariamente levar para comunidade, e atualizar quanto as principais necessidades para que não sobre algumas coisas e faltem outras, por isso fiquem ligados nas informações, através das comunidades Saúde Coletiva UFRGS e Caesc Ufrgs. Se alguém tiver disponibilidade de ajudar a levar as doações, pois temos apenas um carro particular que estamos usando para isso.
Sabemos da importância, nesse primeiro momento, em auxiliar os moradores nesses itens de necessidades básicas, porém quem estiver disponível para auxiliar nas atividades de organização, no local, ou escuta com as famílias para apoio psicológico e para não sobrecarregar aqueles que estão lá trabalhando e apoiando essas famílias.
Conversamos com o presidente do SindBancarios Porto Alegre, Mauro Salles e a Diretora Milena Oliveira sobre a situação na comunidade da Vila Liberdade, que prontamente se disponibilizaram para auxiliar como posto de coleta e doação de cestas básicas.
Querido Fabiano,
ResponderExcluirteu blogfólio chama atenção na imagem de abertura que, por si só, já instiga.
Ponte, percurso, travessia, caminho....
Tua trajetória na Saúde Coletiva ao longo deste semestre, está aqui bem retratado.
Teus afetos e envolvimento com a vida real, que aciona e demanda ações de todos os campos de conhecimento, ficam aqui bem evidentes, enquanto possibilidade de atuaçao dos profissionais da Saúde Coletiva.
Um grande abraço,
Vania e Cris
<3 só vi esse comentário hoje... 09 de julho de 2014. obrigado pelo reconhecimento. beijos!
Excluir