domingo, 20 de dezembro de 2009


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIDADE DE PRODUÇÃO PEDAGÓGICA SAÚDE, SOCIEDADE E HUMANIDADES

PROFESSORA MARTA JULIA MARQUES LOPES

MÓDULO SOCIOLOGIA DA SAÚDE

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS DE SAÚDE

SÍNTESE DO TEXTO CORPOS INDIVIDUAIS E SOCIAIS

Todos os seres humanos possuem simbolicamente dois corpos: um corpo individual e (adquirido ao nascer) e um corpo social (necessário para se relacionar em sociedade).

O corpo social:

· Essência da imagem corporal;

· Enquadramento para perceber e interpretar experiências físicas ou psicológicas;

· Ferramenta pela qual a sociedade controla/influência o comportamento físico dos indivíduos;

Através do corpo social a sociedade pré-determina nossas escolhas, e controla o corpo individual. Essas escolhas estão condicionadas ao sistema social/cultural que estamos inseridos, ou seja, ao meio em que vivemos. Para entender o funcionamento e conviver em sociedade o corpo nos dispõe de “símbolos naturais”, são feitas analogias entre esses símbolos e o funcionamento da sociedade – cabeça do governo, coração da sociedade; que nada mais são além de associações entre a função de determinada parte do corpo individual e alguma entidade social. Como sabemos, por exemplo, que na cabeça está o nosso cérebro que comanda o funcionamento de todos os outros órgãos, quando usamos a expressão “cabeça do governo” entenderemos, automaticamente, que será nesse setor/lugar/órgão que está a pessoa ou o grupo de pessoas que irão comandar todos os outros órgãos governamentais.

Tipos diferentes de sociedades possuem tipos diferentes de culturas, e mesmo em uma mesma sociedade coexistem várias culturas diferentes, e cada uma dessas culturas irá direcionar as escolhas de seus indivíduos para controlar e manter a ordem social, e produzirá padrões de normalidade que serão aceitos, tudo o que estiver fora desses padrões de normalidade, será excluído.

“As diferenças de pura conformação são reduplicadas e, simbolicamente, acentuadas pelas diferenças de atitude, diferenças nas maneiras de portar o corpo, de apresentar-se, de comportar-se em que se exprime a relação com o mundo social” (BOURDIEU, PIERRE. 1979 – “A Distinção – crítica social do julgamento”)

O Brasil é um dos países do mundo que possui uma grande diversidade cultural, devido a fatores históricos, como colonização, escravidão, imigração, além de tamanho territorial, grande população, etc. Isso não impede que dentro da cultura brasileira existam outras culturas totalmente opostas e que produza de forma totalmente diferente os corpos dos indivíduos. O Rio de Janeiro é uma grande cidade litorânea brasileira, considerada uma das mais bonitas paisagens do nosso país, e também possui um dos maiores contrastes sociais. Enquanto podemos analisar a população da Barra de Tijuca, bairro mais nobre do Rio de Janeiro, vamos observar pessoas que se enquadram nos padrões de beleza que a mídia produz (bronzeadas, aparentemente saudáveis, corpos aparentemente perfeitos...), os hábitos, comportamento e escolhas, são pré-determinados por esse meio, essas pessoas vão freqüentar academias para manter seus corpos em forma para poder conviver na presença de outros corpos na praia, fazer compras no shopping para se manter na moda e poder freqüentar bons restaurantes, etc. A questão é se elas realmente fazem isso porque querem ou por que é o que se espera de alguém que vive nesse meio, quer fazer parte dele e não deseja se sentir excluído. Ao mesmo tempo podemos analisar outra cultura carioca, o morador da Rocinha, pouco provável que vá ao shopping para fazer compras, pois não terá poder aquisitivo para tal prática de consumo, também não deve ir à mesma praia que os moradores da Barra, pois não será bem visto pelos freqüentadores do lugar; não deve comer fora de casa; e acaba escolhendo o convívio na comunidade para se entreter. A questão é será mesmo que escolheu ficar na comunidade ou a sociedade não lhe deu opções, mas aqueles que conseguem ver outras alternativas, acabam se envolvendo com drogas, tráfico, etc. Se as opções são moldadas e pré determinadas pelo coletivo social são responsabilidades desse coletivo, então se as escolhas, independente de boas/certas/legais ou ruins/erradas/ilegais também são de responsabilidade desse mesmo coletivo.

CORPO É CULTURA

Os indivíduos incorporam a cultura em que vivem através de experiências culturalmente padronizadas – sensações, percepções e sentimentos.

Modos de atenção somáticos são o meio pelo qual temos consciência de outros corpos proporcionando criar e manter redes de relações com eles, modos de atenção culturalmente elaborados de dar atenção ao próprio corpo e de lidar com ele em ambientes que incluem a presença corporal de outros. A cultura pode se materializar através do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário