A proposta do dia de hoje, na UPP de Tutoria IV, foi coninuar a discussão do projeto político pedagógico do curso, especificamente as habilidades gerais e específicas do egresso do nosso curso. A dinâmica proposta foi distribuir a turma em dois grupos, cada um dos professores ficou responsável por um dos grupos, entretanto os grupos ficaram na mesma sala, o que dificultou muito a discussão, no que tange a concentração, na maior parte do tempo não se conseguia entender o que estava sendo discutido no próprio grupo já que o outro grupo estava falando muito alto. Entretanto teve um ponto positivo, já que tivemos a oportunidade de fazer um comparativo das discussões, ficou claro a diferença na condução do processo de um professor em relação ao outro, no que se refere a facilitar a dinâmica, já que um dos grupos não conseguiu avançar na discussão. Que se limitou até o segundo item das habilidades gerais, enquanto o outro grupo conseguiu fazer a discussão até o final das habilidades específicas. Além disso, o mesmo professor que teve dificuldades para conduzir o grupo, no objetivo que o mesmo avançasse na discussão, deixou claro seu despreparo, pois se quer teve o trabalho de ler a parte do projeto político pedagógico do curso proposto para atividade, por isso a discussão se tornou simplista, se limitando a relatos pessoais, que reconheço a importância, porém faltou aprofundamento e a relação com as habilidades gerais/ específicas do curso, o qual era o objetivo inicial da atividade proposta tutoria.
quinta-feira, 22 de março de 2012
quinta-feira, 8 de março de 2012
Apresentação da Unidade de Produção Pedagógica Tutoria IV
No primeiro dia tivemos a apresentação da Unidade de Produção Pedagógica de Tutoria IV, divisão da turma em dois grupos, apresentação da bibliografia a ser utilizada e critérios de avaliação. Fomos apresentados ao cronograma, neste semestre vamos nos dedicar ao estudo e discussão do projeto político pedagógico do curso e da conduta profissional do sanitarista a partir de leituras de trechos do livro "Pedagogia da Autonomia" de Paulo Freire, também está previsto exercícios para desenvolver as habilidades de interpretação a partir das estórias de Rubem Alves. Os professores responsáveis, Marilise e Luiz Felipe, fizeram uma dinâmica para que cada um dos alunos compartilhasse com os colegas sobre um acontecimento que não gostaria que acontecesse durante a Tutoria do semestre e outra que gostaria que acontecesse.
Na sua maioria, os alunos da turma disseram que não gostariam que durante o semestre fossem feitas discussões sobre as demandas pessoais dos alunos, mas tivéssemos como foco as discussões sobre questões coletivas dos alunos e do próprio projeto político pedagógico do curso.
Assinar:
Postagens (Atom)