No dia 5 de dezembro, participei da segunda edição do CLOSE – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual, enquanto diretor do Sindbancários de Porto Alegre, que acolheu o festival no CineBancários, fui convidado a entregar o premio de melhor atriz. Para nós, do Sindbancários, foi um imenso prazer receber a segunda edição do CLOSE.
A luta dos movimentos sociais é legitima e muito importante para a sociedade e o nosso sindicato, que luta pelos direitos da categoria bancária, também se engaja no combate contra à discriminação, seja ela de que natureza for. Também lutamos para garantir melhores condições aos nossos trabalhadores, buscando sempre proteger as conquistas já obtidas e almejando o aperfeiçoamento da categoria através da conquista de direitos a que fizemos jus, mas que por uma razão ou outra, ainda não nos foram alcançados pelos que detém o poder político.
No que pertine ao tema do festival, gostaria de registrar que são freqüentes as denúncias que recebemos visando sobre atos de discriminação contra os trabalhadores LGBTT, porém como é difícil a identificação e punição dos responsáveis por tais atos – por conta de uma legislação atrasada e da dissimulação dos atos dos agentes desses delitos. Entendemos ser de suma importância incentivar movimentos com o Grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade que desenvolveu o projeto em parceria com a AVANTE filmes , ainda mais recebendo aqui na Casa do Bancário o CLOSE, a fim de chamar a atenção da sociedade e da categoria bancária para o tema, possibilitando um debate sadio e elevado, de modo a aperfeiçoar o nível de conscientização das pessoas acerca dessa questão.
Esperamos ter recebido a contento o CLOSE nas nossas dependências e agradecemos essa oportunidade.