sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Semana da Consciência Negra realizada pelo Sindbancários de Porto Alegre, entre 14 e 21 de novembro, contou com uma programação repleta de atividades com o objetivo de dialogar com as questões da categoria bancária e a sociedade em geral, trazendo o debate sobre a discriminação que sofre a população negra e para promover a valorização da cultura afro-brasileira.
Iniciamos a programação com um debate que contou com a presença do Dr. Pedro Caldas Chadarevian, professor no curso de Ciências Econômicas e no mestrado em Economia Aplicada da UFSCar (Campus Sorocaba); possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Economia no IHEAL, Universidade de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2006); é pesquisador do Grupo de Pesquisa CNPq "Trabalho, Sindicalismo e Sociedade".
A palestra “A Teoria Econômica do Racismo no Brasil”, ministrada pelo Dr. Pedro, teve como referência a sua tese de doutorado e foi realizada nas dependências do Sindbancários. O palestrante explica que mesmo a implementação de políticas afirmativas na área da educação, que resultaram em um aumento da escolaridade da população negra, essa população não teve um aumento da sua renda.

O negro é o último a ser contratado e o primeiro a ser demitido – afirma o palestrante.